A HISTÓRIA DO CLUBE

Um símbolo na cidade de Barretos, a ideia de criar o clube surgiu através de quatro amigos que gostariam de unir literatura e recreação em um só lugar e aproximar as pessoas com diferentes estilos de vida.

Marcaram uma assembleia para o dia 26 de abril de 1910, e uma personalidade presente era o Padre Dr. José Cécere, e com ele iniciou-se uma das ideias mais ousadas e criativas de Barretos e região.

Naquela época, a cidade de Barretos, interior de São Paulo, tinha em torno de 6.500 habitantes, um pouco mais de 1200 casas, um frigorífico e muitos cafeeiros.

O nome ‘Grêmio Literário e Recreativo de Barretos’ surgiu de uma sugestão do Professor Fausto Lex. Feita uma diretoria, o primeiro presidente foi o Dr. Raymundo Mariano Dias.

Entre os anos de 1910 até 1940, o Grêmio criou seu próprio estandarte (que é o mesmo até hoje), teve seu próprio hino composto, promoveu sessão solene para homenagear a participação do Brasil na 1º Guerra Mundial. 


Teve sua sede por 42 anos, onde hoje é a agência de um banco, transformou sua sede em hospital para ajudar as pessoas com gripe espanhola (doença da época) e ainda, recebeu diversas personalidades importantes daquele tempo.

Como podemos ver, o Grêmio sempre ousou em sua obras, e também como sabemos, tem duas sedes, a Social e a Esportiva. O começo da Praça de Esportes veio nos anos 30 quando Dr. Almir Cotrim, juntou uma turma de amigos e fundou o Tênis Esporte Clube de Barretos, em um espaço que era de João Baroni, que em 1941, doou ao Grêmio uma grande área.

Em 1964, começou a modernização da Praça de Esportes, e a construção de quadras poliesportivas, um dos campos de futebol, assim tudo foi começando a tomar forma.

Em 1971, a área das piscinas foi concluída. Em 1975, O Casarão foi reformado e mais três quadras de tênis foram feitas. Em 77, o portão da entrada da avenida 21 ficou pronto.

Em 1979, o campo de bocha e a sauna foram construídos. Entre 81 e 87, outro campo de futebol, a quadra coberta de tênis e o estacionamento foram entregues para maior lazer e acomodação do associado.

O Grêmio é um grande colecionador de ótimos momentos. Com o passar dos anos, tivemos os embalos de sábado a noite na boate, os incontáveis carnavais no salão de festas, os incríveis réveillons, as feijoadas, os jantares temáticos, os campeonatos acirrados de tênis e futebol, e claro, sem contar a importância de cada sócio durante esse trajetória, pois sem eles, não teríamos essas memórias maravilhosas do passado.


O associado gremista sempre foi e sempre será a prioridade do Grêmio de Barretos.

65230180_3311219278891961_83819808654622

SOBRE NÓS

O Grêmio Literário e Recreativo de Barretos é um clube privado que sustenta-se com o valor mensal pago pelos associados e pelos eventos que são feitos em suas instalações. Com 112 anos de história, o Grêmio faz parte da vida dos barretenses, e quer continuar fazendo parte das novas gerações que estão por vir. Com colaboradores leais e que literalmente vestem a camisa, temos a sorte de sempre estarmos próximos de boas pessoas que se habilitam a participar voluntariamente da diretoria do clube, que se renova a cada dois anos.

DSC_1184.JPG